A III Mostra de Peixe do Rio foi um sucesso!

Nos dias 29, 30 e 31 de março, a União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e Covelas organizou a 3ª edição da Mostra de Peixe do Rio, com o apoio da Câmara Municipal de Baião. O evento teve lugar no largo da estação e Aregos, em Santa Cruz do Douro, junto à sede da Associação de Desenvolvimento Regional “Os Caminhos de Jacinto”.

“(…) A abertura deu-se às 18h, do dia 29, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, dos vereadores do executivo Anabela Cardoso e Henrique Gaspar, do vereador sem pelouro, Miguel Dinis Correia e de António Fonseca, presidente da Junta local. Esta terceira mostra de Peixe do Rio foi uma grande festa, bem animada e divertida que, para além de gastronomia com variados petiscos, estiveram dois restaurantes com capacidade para 200 lugares sentados, que serviram excelentes almoços e jantares com os melhores e mais apreciados peixes do rio, confecionados das mais diversas formas e feitios e que até Aregos muita gente, principalmente no sábado e domingo. Além da gastronomia, os vinhos exclusivos de Santa Cruz do Douro e de São Tomé de Covelas, também puderam ser apreciados, bem como a doçaria, a broa de milho confecionada ao vivo, pão de ló e outros produtos típicos da região, além das laranjas de São Tomé de Covelas, que esgotaram.

Ouvimos António Fonseca no dia da abertura que afirmou «A população local sempre esteve voltada para o rio e algumas unidades de restauração vocacionadas para trabalhar os peixes ali pescados. Por outro lado, há 50 anos atrás Aregos foi o centro de atividade social de Santa Cruz do Douro, hoje está completamente desertificado e este tipo de iniciativas é extremamente importante porque visa essencialmente trazer novamente pessoas e dar vida à zona ribeirinha. Pretendemos com este tipo de eventos atrair pessoas para povoar esta linda terra, dar vida a este território e atrair e contribuir para a melhoria da economia local.»

 

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, felicitou o presidente da Junta e a sua equipa pela iniciativa de retomar este evento depois do interregno de um ano, salientando que tudo aquilo que se faça no sentido de valorizar o território, tem o apoio da autarquia «é por isso que a Câmara se associa porque todas as iniciativas que servirem para promover Baião pela positiva fazem todo o sentido». desejou tudo de bom a esta iniciativa e a vinda de muitos baionenses e pessoas de fora à III Mostra de Peixe «e só espero que tenham tanto gosto em estar aqui connosco como nós temos em recebê-los cá, hoje e sempre. Muito obrigados a todos e uma boa festa para todos vós.»

 

In Jornal O Comércio de Baião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.