PEDIDO DE INFORMAÇÕES

ou contacte-nos por telefone

254 883 105 Segunda a Sexta 9:00 - 18:30

Serra de Montemuro – Aldeias Típicas

Vale de Papas (0)
desde/por pessoa 28.00


  • Programa 1 dia
  • Almoço
  • Caminhada
  • Dificuldade baixa
  • Grupos Privados
  • Guia Turístico
  • Paisagens

Nas aldeias da serra de Montemuro as atividades agrícolas e pastorícias ainda estão muito presentes, as tradições são um tesouro a preservar pelas gentes da terra que gostam de acolher quem as visita.

Em plena serra de Montemuro encontramos as aldeias de “Vale de Papas” e da “Gralheira”, a última também conhecida por “Princesa da Serra”. Com as casas em granito, muitas delas ainda com telhados de colmo, estas aldeias vivem da agricultura e pastorícia.

O centro da aldeia de Vale de Papas é caraterizado por diversos canastros e eiras comunitárias e as casas em colmo, enquanto em redor é o verde que toma conta da vista e do passeio que se aconselha vivamente. As atividades agrícolas mais típicas são a desfolhada, a chapelaria com tranças de palha, a descasca do cereal e a malha do centeio. Os cereais servem para fazer delicioso pão que acompanha com o famoso fumeiro local.

A cerca de 1100 metros de altitude situa-se a aldeia da “Gralheira”, com uma paisagem deslumbrante, rodeada de lameiros férteis e verdejantes, propícios à criação de gado, uma das atividades principais na aldeia e uma das principais fontes de riqueza das suas gentes. Neste local destaca-se a gastronomia local, divulgada e dinamizada por dois restaurantes que brindam os seus clientes com fantásticas iguarias, como a vitela arouquesa, o cozido, entre outros.

Desde o alto do Montemuro onde pastam os pachorrentos e pacificos bovinhos de Raça Arouquesa, deparamos-nos com uma paisagem deslumbrante e diversificada onde não faltam manifestações da presença do homem desde  as alturas dolménicas, passando pelas marcas do romano e do românico, até à senhorização das terras e à influencia do Caminho de Ferro, nos tempos modernos.

Egas Moniz, aio do Infante D. Henrique, é um ícone do território abrangido pelos “Caminhos de Jacinto”, foi nesta terra onde germinou a ideia de nacionalidade na infância do primeiro Rei de Portugal. O Mosteiro de Cárquere é palco de várias e interessantes lendas associadas a estes dois senhores.


Itinerário

9h10 Partida de autocarro em direção à aldeia de Vale de Papas.
- Pequeno-almoço. Surpresa!
- Visita guiada pela aldeia.
Acompanhar  um pastor com o gado ao monte...
12h30 Piquenique na serra
Conforto de um restaurante no meio da natureza!
- Casinhas de colmo:
Artesanato, Compotas, Mel, Queijos, Pão caseiro
15h30 Saída da aldeia de Vale de Papas
- Visita ao Centro Interpretativo da aldeia da Gralheira
- Visita à ponte da Panchorra
- Visita ao Mosteiro de Cárquere
20h00 Chegada à A.D.R. Caminhos de Jacinto

0 Avaliações
  • Paisagem
  • Guia Turístico
  • Preço
  • Qualidade